segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Artrodese de tornozelo


Quem sofre fratura grave do tálus corre o risco de se submeter à artrodese. Um procedimento que implica na união dos ossos do tornozelo especialmente nos casos de necrose ou artrose pós traumática. Isso para evitar dores e/ou afundamento do osso devido à sua morte.
Muitos pacientes têm receio de se submeter a este tipo de cirurgia devido às limitações que a mesma pode causar. Alguns médicos falam que a vida depois da artrodese é melhor. Mas para esclarecermos algumas dúvidas, entrevistei a V.S., que se submeteu à artrodese de dois tornozelos e se diz doutora no assunto! Infelizmente, ou não, não consegui encontrar ninguém que fez artrodese devido à fratura de tálus para entrevista. Mas pelo menos poderemos ter uma idéia de como é a vida para quem se submete a tal procedimento:

QOP: Porque você teve que fazer artrodese?

V.S.: Tenho Artrite Reumatóide Juvenil (inflamação nas articulações, doença degenerativa deformante e auto imune) há 12 anos.
Justamente por ser uma doença deformante, meus tornozelos foram os mais afetados, fui perdendo o movimento aos poucos, e o espaço da articulação diminuindo (sinovite com artrose). A dor já estava insuportável; a fusão do tornozelo aconteceria naturalmente com o passar dos anos, eu só acelerei o processo por causa das dores intensas que me impediam de andar.

QOP: Como foi a cirurgia?
V.S.: Fiz a primeira cirurgia do tornozelo direito (o mais dolorido) em setembro 2009.
Foi uma MARAVILHA. Acordei com dores suportáveis, fiquei muito bem no pós operatório.
Já a segunda cirurgia, do tornozelo esquerdo foi realizada em junho de 2010. Acordei com muitas dores, tomando morfina, tramal e nada tirava a dor... Além disso o meu pé ficou equino, e tive que reoperar. Então em setembro de 2010 fiz osteotomia do tornozelo esquerdo para consertar.

QOP - Como foi a recuperação? Teve que usar aqueles parafusos externos? Gesso?
V.S.: Com relação à primeira cirurgia, hoje estou bem. A artrodese como você sabe, cola o tornozelo definitivamente, então, não mexo nada!
Não dói mais, não sinto nada de ruim. Uso dois parafusos e uma haste internos, que ficarão pra sempre comigo.
Usei gesso por quase um mês. A recuperação foi lenta e eu tinha muito medo de andar, de forçar...então demorei 3 meses pra pisar e uns 7 meses pra andar sem dor.
Com relação à segunda cirurgia, depois de reoperar, fiquei com o gesso por uns 4 dias e depois passei a usar Robofoot.
Estou há pouco mais de 1 mês operada, não to conseguindo pisar bem, mas acho que estou evoluindo bem. Em todas as cirurgias, cortes grandes, doloridos e cicatrizes muito feias.

QOP: Você fez fisioterapia?

Não fiz fisioterapia. O médico disse que não precisaria, porque a fisioterapia na verdade é ANDAR. Conversei com uma fisioterapeuta, e como artrodese COLA os tornozelos, a fisio só tem a função de ajudar na marcha, já que não tem movimento para recuperar.

QOP: Quais são suas limitações?
V.S.: Não posso responder, porque não pude ter uma vida normal desde a primeira cirurgia. ( recuperação lenta e várias cirurgias emendadas). Mas sou ciente que não serei uma boa caminhante. Não poderei andar MUITO, pois tenho artrodese nos DOIS tornozelos. Isso atrapalha na marcha e sobrecarrega os joelhos.
Não fico na ponta dos pés, não poderei usar salto, correr também será difícil, talvez impossível.

QOP: Quais foram os benefícios da artrodese?
V.S.: NÃO SENTIR MAIS DORES e conseguir andar. Já que não tenho mais articulação, também não terei ARTRITE.
Eu realmente não vou mentir, tenho muito medo de ficar manca. Mas quando eu tinha só o tornozelo direito operado, não mancava. Então, no caso de operar apenas um tornozelo, não vejo grandes problemas.

QOP: Você tem alguma recomendação para dar para os leitores do QOP?
V.S.: Sim. Manter-se no peso correto. O sobrepeso pra quem tem problemas no tornozelo é um dos maiores fatores de PIORA. Eu cheguei a ficar obesa, mas entre uma cirurgia e outra, também fiz redução do estômago!

OBS: Para visualizar mais comentários, clique em Carregar Mais, no final da página! 

409 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 409 de 409
Unknown disse...

Klaiton , em 2009 eu fiz uma cirurgia do calcâneo também, devido a eu ter pulado de um local alto, meu pós operatório foi tranquilo, coloquei 5 parafusos, depois de 5 meses sem pisar, o médico me liberou pra voltar a pisar, no início foi um pouco dolorido, inchava bastante e eu mancava, mas depois voltou tudo ao normal e hoje em dia não sinto mais nada é como se eu não tivesse feito nenhuma cirurgia. Vlws

Unknown disse...

Boa tarde, sei que faz um tempo que vocês passaram por essa cirurgia, mas meu nome é André tenho 27 anos e à cerca de 4 meses sofri um acidente de moto gravíssimo, o qual eu fraturei o femur distal, próximo ao joelho e o pé, além de uma lesão(ferida) também muito grave. Ainda estou no hospital pois a lesão nos primeiros meses teimava em não cicatrizar e ainda não cicatrizou por completo, mas ta quase lá, só que como consequência os ossos das fraturas já colaram, meu pé ficou equino e meu joelho não dobra por enquanto, mas os médicos me disseram que eu voltaria a andar, só não como antes. No meu pé o médico me disse que pra voltar ao normal teria que fazer uma artrodese ou osteotomia, ainda tenho dúvidas em relação as duas cirurgias de qual seria a melhor opção. Meu pé agora só não consigo marchar pra cima mas eu mecho meus dedos e sinto meu pé por completo. Mas qual seria a melhor opção?

Eliane Andreia de Moura disse...

Eu fiz artodrese de tornozelo em 2002 e nunca mais me recuperei tenho dores horríveis, já fiz 3 cirurgias para resolver o problema e não dá certo, não consigo andar direito, o médico falou em outra cirurgia mais já não tenho condições financeiras para isso. Já gastei tudo que tinha e nada resolveu. QUEM SABE UM DIA NÉ? abraços a todos

Anônimo disse...

Estou tão feliz hoje por que o doutor Dr. PEPOKO de pepokolovespell@gmail.com
Estou tão feliz hoje por que o Dr. Dr. PEPOKO de pepokolovespell@gmail.com Ele é um grande conjurador de feitiços. Minha família tem estar vivendo juntos em paz e amor, estávamos casados ​​por 15 anos com Cinco lindos filhos e tudo correu bem até que meu marido começou ficar fora tarde e me bater com qualquer desculpa que ele recebe, ele iria sempre ficar bêbado e eu Estava inclinado a descobrir qual era o problema e descobri que ele estava vendo uma jovem fora que ele estava planejando para se mudar juntos e estava preparando um divórcio. Fiquei devastada como eu amo meu marido tanto e eu procurei ajuda, eu entrei em contato com muitos feiticeiros, mas nada aconteceu até me encontrei com o médico Dr. PEPOKO, que me disse tantas coisas e disse-me que eu não deveria se preocupar com o meu Situação presente que tudo vai ficar bem e me disse que ele vai lançar um feitiço de retorno que vai trazer meu marido de volta para mim e ele era fiel às suas palavras, quero que todos me ajudem graças Dr.PEPOKO e eu prometi-lhe Que sempre direi às pessoas de suas boas obras. Ele é um poderoso conjurador de feitiços. Contato para o que nunca os problemas que você tem e ele vai ajudá-lo a sair dela. Aqui está o seu endereço de e-mail pepokolovespell@gmail.com e também o seu número Whatsapp é +2347053699933. Seu site: www.pepokolovespelltemple.blogspot.com entre em contato com ele, ele é um poderoso conjurador de feitiços e rezo para que o ajude também.

Unknown disse...

Fiz minha artrodese tibio-talo-calcaneo a um ano. Hoje tenho uma vida livre de dores e com muito mais autonomia do que antes da cirurgia. Entre meu acidente e a artrodese, sofria com muitas dores para me locomover e o movimento era bem restrito devido a artrose pós traumática. Algo muito importante tb foi a fisioterapia após a artrodese. Me ajudou MT a ativar as articulações do meio do pé pra frente, compensando um pouco as limitações da artrodese. Em solo plano,meu andar é praticamente normal. Eu sei q muitos aqui relatam experiências ruins, mas para mim, foi a melhor coisa que me aconteceu depois do acidente. Hj brinco com meus filhos, faço caminhadas e trabalho normalmente. Um ABS a todos! Hugo.

competition69 disse...

Olá teve temente passei por uma artrodese de tornozelo, não encontro muitas informações a respeito do assunto.
Preciso saber se é considerado uma deficiência física, onde encontro na legislação essa informação ou algum site especializado no assunto.

Unknown disse...

Oi me Chamo Emília estou a 5 meses operada de artrodese no joelho direito. Sinto muitas dores ao pisar no chão, como se tivesse uma faca cortando meus tendões.
Vi q vc fez em 2009. Vc ficou bom? Se sim em quanto tempo suas dores sumiram?

izabel disse...

olá meu nome é izabel
minha saga começou em 2013,onde não conseguir tratamento pelo SUS,após muito sofrimento meu patrão fez um convenio,pois eu era babá, devido a dor no pé ficava horas no ponto atendimento Santo André SP...fiz mais de 80 sessão de fisioterapia fora os medicamentos e nada resolveu
em janeiro 2014 fiz a primeira cirurgia,tive que tira uma parte do calcâneo e colocar uma placa,a dor sumiu ,mais a fisioterapeuta fez um movimento inverso no meu pé,já era,rompeu meu tendão de aquiles fui pra segunda em agosto 2014.acordei da anestesia com uma dor insuportável
fui diagnosticada com distrofia, dor crônica,nem morfina tirava a dor,fui internada muitas vezes pra fazer infiltração nos nervos,mais nada resolveu...com o uso de muletas me desequilibrei e cair,rompendo o tendão, 2016 vamos pra terceira cirurgia,coloquei âncoras,peguei osteomielite calcânea tive que fazer 3 limpeza cirúrgica,por erro medico,tive lesão no nervo tibial e sural suportei essa dor desde maio 2017,nenhum médico ortopedista quis me atender devido as sequelas após 6 cirurgia,meu convênio não tem especialista pro meu tratamento,após muito sofrimento DEUS colocou em meu caminho o DR MARCELO GIMENEZ do hospital neurocenter em Guarulhos finalmente ele conseguiu um ortopedista que fez uma artrodese em 21 de dezembro 2019.....ando de muletas desde 2013 não piso no chão com pé direito fiz a 7 cirurgia espero ser a última

Anônimo disse...

Graças a Deus!

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 409 de 409   Recentes› Mais recentes»