segunda-feira, 1 de julho de 2013

Com quanto tempo o osso cola?



Quando a gente quebra o pé, a primeira coisa que a gente pensa é no tempo que vamos ficar sem pisar, afinal, é muito chato não poder colocar o pé no chão.

Eu sei que o tempo de consolidação é influenciado por vários fatores. Idade do paciente, alimentação, gravidade da fratura, além de disciplina em não colocar o pé no chão antes do tempo.

Quando eu fraturei o tálus e precisei operá-lo, só pude pisar com 3 meses de fratura. Agora com o maléolo medial, fiquei seis semanas sem pisar. Tirava rx quase toda semana, e era incrível como em um mês de lesão, a linha de fratura era muito nítida. Isso chegou a me desanimar, achei que poderia estar acontecendo algo de errado, mas o médico falou que era normal. Segundo ele, naquela etapa estava acontecendo um processo de necrose, que levaria à consolidação e remodelação óssea.

Meu irmão fraturou o metatarso na mesma época que eu, e o osso dele consolidou em 4 semanas. No entanto, após esse período ele ainda não poderia usar sapatos fechados porque o dedo poderia entortar, não me pergunte o porquê

Portanto, antes de pisar de qualquer forma, consulte o seu médico, tire raios x e siga as orientações. Nunca tome a iniciativa de pisar sem autorização, pois mesmo que o médico fale que você vai poder pisar em X semanas, essa probabilidade é relativa. Se eu tivesse pisado por conta própria em um mês, como o médico da emergência falou, certamente meu osso teria rachado e eu ia ter que ficar muito mais tempo imobilizada para poder me recuperar.

56 comentários:

Camila Paz disse...

Olá Monalisa, meu nome é Camila Paz de belém do pará - sofri um acidente de moto dia 08/06/13 e fraturei o famoso (nem sabia que ele era tão famoso) Talus. Estou operada há 20 dias e encontrei seu blog hj. Me identifiquei bastante e adorei ler a história de cada um. Adorei a sua iniciativa do blog. Bjs ^^

Monalisa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Monalisa disse...

Obrigada, Camila e boa sorte na recuperação!

Unknown disse...

Olá Monalisa, td bem? Primeiramente parabéns pelo blog, me identifiquei bastante...
Me surpreende essa maneira positiva que vc leva a situação, me dá mais forças ainda pra encarar a minha q com ctz foi bem menos leve q a sua referente ao tálus.
Tive fratura de fíbula associada a ruptura parcial do tornozelo (deltóide), td aconteceu no velho baba rsrs, não fiz cirúrgia, o médico indicou tratamento conservador, to na fisioterapia há 2 meses e meio, tive uma melhora mto boa comparando ao 1º mês da lesão, to até voltando ao trabalho dia 01/11, porém ainda tenho limitações q me fazem pensar bobagens tipo não poder correr, malhar, apesar do médico e fisioterapeutas falarem q vou ficar bem e q não foi tããão grave. O caso é q meu pé endureceu pelo fato de ter ficado sem usá-lo por um bom tempo e isso me causa limitações, qto a fratura já to de boa, na vdd até esqci q tive fratura de fíbula, pois a dor se concentrou mais no tornozelo. E q dor! Nossa! Até hj sinto qdo forço na fisio...rsrs. Se possível gostaria de trocar informações sobre o q to passando, pois vc se mostra bastante experiente no assunto kkk, já virou especialista em pé, rsrs, pelo q li passou pelo q realmente venho passando, limitação de movimentos dorsiflexão, plantiflexão e etc...
Qual seria a melhor maneira pra tirar umas dúvidas?
Vc teve uma segunda lesão não foi? Boa recuperação! Ah, minha lesão foi no dia 29/06.
Bjs, guerreira!

Anônimo disse...

boa tarde monalisa, o meu nome é walmir e levei um tombo no beira da piscina de minha casa em 18/06, e houve uma fratura do primeiro ao quarto metatarso, estive 02 ortopedista, que me falaram que era só imobilizar e repouso absoluto e ai o tempo passou e não curava, mas desconfiado, procurei a opnião de mais 03 ortopedista especialistas em pé, e do terceiro em diante a orientação foi para operar e o pior foi eles me falaram que no primeiro atendimento deveria já ser operado.
operei em 23/09 e foi colocado 08 parafusos,02 placas e 02 fios de aço., depois disto já estive no medico retirei os pontos, mas agora no dia 07/11 ele ficou de tirar os 02 fios de aço que estão aparente e se deus quiser, ele me autorizar a pisar e fazer fisioterapia, pois não aguento mais ficar só deitado.

um alerta cuidado com os profissionais dos plantões de emergência, se possível procure um especialista sobre o assunto como exemplo: mão, pé , ombro e etc...

Anônimo disse...

Quebrei o pé no dia 17/09/2014 e na ocasião fiquei muito ansiosa buscando na internet informações sobre tempo de cura. Por isso resolvi contribuir com a minha experiência para aliviar a ansiedade de quem procura informações.
Como eu disse, quebrei o pé na madrugada do dia 17/09/2014, caí no chão e meu pé inchou muito na hora, eu imediatamente coloquei uma bolsa de gelo e esperei amanhecer para ir a um hospital.
Chegando no hospital eu radiografei meu pé e o médico identificou que eu havia quebrado o quinto metatarso, a fratura foi em diagonal e o osso chegou a separar uns 2 mm.
O médico colocou uma tala no meu pé até o joelho para imobilizar e me proibiu de pisar com o pé quebrado. Receitou anti inflamatório e disse para eu retornar depois de uma semana para colocar o gesso. No mesmo dia aluguei um par de muletas para me deslocar.
No dia 24/09/2014 eu retornei e engessei até o joelho e continuei proibida de pisar. Fiquei imobilizada sem poder pisar no chão por 34 dias. Retirei o gesso no dia 20/10/2014 porque já havia aparecido calo ósseo na radiografia. Ele pediu que eu pisasse no chão e desse alguns passos. Quando eu pisei e andei não senti dor. Então o médico disse para eu usar tênis para andar, me proibiu de andar descalça, de chinelo, eu só poderia usar tênis. Disse para inicialmente eu andar com uma muleta no braço esquerdo (eu quebrei o pé direito) e à medida que eu tomasse confiança eu largaria a muleta. Falou que se eu sentisse muita dor eu deveria comprar uma robofoot, o que não foi necessário. Como até agora não estou sentindo dor, eu estou me locomovendo de tênis, só usei a muleta por 3 dias. Ele também falou para eu passar gelo 3 vezes por dia por 20 minutos.
Sobre a fisioterapía, ele disse que eu só fizesse se eu estivesse sentindo dor, porque fisioterapia para movimentos é desnessário. Ele falou que se eu andar 10 minutos é melhor que fisioterapia de movimento.
Durante todo esse período que fiquei engessada eu tomava todo dia 30 minutos de sol sem protetor, ingeria bastante alimento com cálcio( leite, iogurte, brócolis ...), comia gelatina todo dia, tomava centrum e cápsula de óleo de peixe todo dia. Porque com esse cardápio e o sol eu agilizaria o processo de calcificação. Graças a Deus funcionou bem porque tirei o gesso e estou pisando sem sentir dor, estou colocando o gelo porque o médico pediu, mas dor não sinto.
Fica a dica para o pessoal que está com qualquer osso quebrado, alimentação e sol é fundamental. Alimentação não só rica em cálcio, mas em proteínas e demais vitaminas que auxiliam na regeneração óssea.

Anônimo disse...

Oi anônimo, você fez o que é certo, por isso que sua recuperação foi excelente.

Anônimo disse...

Alimentação é tudo

isabella disse...

quebrei o navicular e o cuboide pe direito numa queda de moto.fiquei 40 dias de tala sem poder pisar e mais 7 de robofood estou andando com ela na rua e dentro de casa de sandalhas baixas sinto dores e inchaço alem disso fiquei manca e nao consigo colocar o peso corporal no pe lesionado arrumei fortes dores no joelho devido a isso..a questao é por quanto tempo ainda vou ficar nessa condiçao ou é melhor voltar a andar com as muletas..alguem me ajude..

Unknown disse...

Pessoal, bom dia! Quebrei o quinto metatarso de 03/11/2014, 8 dias após realizar o taf da Policia Militar. O ortopedista optou por colocar um fio de aço, já fiz dois raio x até agora e não consolidou ainda, vou fazer outro dia 12 desse mês, depois de 21 dias da ultima. Não sinto dores, nem parece que tem um ferro dentro do pé, já tirei o gesso, por opção do médico para que eu pudesse fazer alguns movimentos com o tornozelo. Mas sinceramente estou preocupada, pq não sei se esse tempo todo pra consolidar é normal e no fim de fevereiro começa meu curso.

Unknown disse...

Maraisa....nem começo e já ta com sorte....rsrs eu fraturei o 3 e 4 metatarso durante uma perseguição trabalho na Rocam e acabei sendo atropelado... Minha fratura não foi exposta pq a pele seguro...fazem 12 dias amanha to retornando ao HPM para novos raio x....leio muito sobre isso e vejo q a melhor coisa é a cirurgia mesmo...porem nunca fiz e na verdade eu tenho um receio muito grande! To sem cirurgia, e usando o robofot...amanha irei ter mais noticias....e em.relação ao blog ...parabéns pela iniciativa... Pq pessoas com fraturas geralmente da um certo medo, ate pq somos .pouco leigo e ler sobre o assunto e saber de casos semelhantes conforta mais e trás mais segurança...

Unknown disse...

Maraisa....nem começo e já ta com sorte....rsrs eu fraturei o 3 e 4 metatarso durante uma perseguição trabalho na Rocam e acabei sendo atropelado... Minha fratura não foi exposta pq a pele seguro...fazem 12 dias amanha to retornando ao HPM para novos raio x....leio muito sobre isso e vejo q a melhor coisa é a cirurgia mesmo...porem nunca fiz e na verdade eu tenho um receio muito grande! To sem cirurgia, e usando o robofot...amanha irei ter mais noticias....e em.relação ao blog ...parabéns pela iniciativa... Pq pessoas com fraturas geralmente da um certo medo, ate pq somos .pouco leigo e ler sobre o assunto e saber de casos semelhantes conforta mais e trás mais segurança...

Unknown disse...

Olá Isabella, estou passando pela mesma situação que você no ano passado porem eu quebrei somente o navicular. Como foi a sua recuperação? Demorou para você firmar a perna no pé? E o inchaço, quanto tempo depois sumiu? Obrigado pela atenção. Saulo

Unknown disse...

Olá Isabella, estou passando pela mesma situação que você no ano passado porem eu quebrei somente o navicular. Como foi a sua recuperação? Demorou para você firmar a perna no pé? E o inchaço, quanto tempo depois sumiu? Obrigado pela atenção. Saulo

Daniel Místico disse...

Nossa, minha lesão é quase isso aí. Mas ainda tive rompimento de cartilagens e fibras, afetou ligamentos tbm...
Dois anos depois, sem operação, como vc se sente?

Unknown disse...

Quebrei o pulso, ja faz 42 dias, ele me passou fisioterapia, mas eu acho cedo, sera q é isso mesmo?

Anônimo disse...

Boa noite, fraturei o calcaneo , mas não foi exposta, fiz uma cirurgia ganhei três parafusos, já faz 3 meses, estou recuperando bem, já estou andando sem robofoot e muletas, estou na fisioterapia pretendo ir até o fim, o segredo é ter uma alimentação rica em cálcio e magnésio , tomar sol pelo ao menos 30 minutos por dia, fortalecimento na perna é fundamental pra recomeçar à marcha, mas fiquem tranquilo o tempo é o melhor amigo do homem. Quer quiser falar sobre o assunto Watsap 31991590322

Anônimo disse...

Quebrei o quinto metatarso sábado passado. Vou voltar pra colocar o gesso dis 26. Ja estou querendo tirar essa tala . Que impaciência.

Anônimo disse...

Tenha paciência logo seu pé estará bom o meu foi assim também... :)

Unknown disse...

Quebrei meu tornozelo e um osso se afastou-se do outro osso.
Dr fez um procedimento de redução e colocou a bota de gesso. Só que o meu pé ficou torto pra dentro isso é bem visível. Estou muito preocupado após passar o periodo de recuperação e retirar a bota de gesso meu pé continuar torto devido o osso emendar com o meu pé torto. Me ajude com sua opinião

Vera disse...

Vera 25 de Janeiro de 2017!! Quebrei meu tornozelo um médico disse que seria caso de cirurgia ,mas o outro disse que não precisaria !! Estou muito preocupada será o que o osso cola só com o gesso???

Vera disse...

Alguém já passou por isso !! No dia 21 fui da um salto e quebrei meu tornozelo ,agora fico ansiosa p saber com quanto tempo vou me recuperar:-(

silene borges disse...

ola..meu nome e silene.entao eu fui passear e nesse lindo dia escorreguei em uma rampa de ceramica at-derrapante e cai sentada e meu pe torceu..inchou na hora...me levaram ao hospital.tiraram raio x isso foi dia 22/01/2017..porem o medico disse que meu osso havia trincado perto do tornozelo.mas foi um trincado pequeno.e disse que eu precisaria fazer uma cirurgia...eu fiquei deseperada pq como era publico,eu tinha que ficar internada ate surgir uma vga..ele disse que havia 40 pessoas na fila de espera..eu desistir e fui embora..depois de 4 dias voltei de novo.para tirar outro raio x..ele disse que o osso havia se.afastado e que realmente eu teria que fazer cirurgia...mas nao fiquei pq ouvir falar de uns casos que aconteceu com varias pessoas e nao precisaram de cirurgia....dai vim para minha cidade..e aqui fui ao hospital com.os.meus raio x.mostrei ao medico..e perguntei se era caso de cirurgia..ele disse que por enquanto nao...mas me encaminhou para uma upa perto da minha casa para colocar um gesso.pq como meu tornozelo estaria um.pouco inchado ficaram com medo de engessar..fui nessa.upa mas nao tinha medico...tem algum agravante nisso?estou usando tala..e.procuro nao encostar meu pe no chao...ate que meu pe ja desinchou mais...sera que mesmo assim terei que fazer cirurgia?

Unknown disse...

Silene e ai como está a recuperação? Eu quebrei 2 dias após..fiz cirurgia dia 24 de fevereiro e vou retornar para ele liberar carga..exige paciência lá se foi 30 dias..mande notícias!!!

Anônimo disse...

Para pé queimado de tanto ficar parado use óleo de girassol. Foi o que eu usei quando quebrei o tornozelo .

Unknown disse...

Quebrei o terceiro e segundo osso do pe não usei tala e nem bota ortopédica e to com pé bem inchado,o faço para sarar me pe...

NiLLa disse...

Pé queimado? Quando ele fica escuro? Meu pé está assim, quebrei o terceiro e o quarto metatarso ao virar o pé...

Anônimo disse...

Vai ao ortopedista uai!

Anônimo disse...

Estou muito feliz por conhecer esse blog, esta sendo mto bom pra mim ver as experiências de outras pessoas para poder comparar com a minha...Dia 28/05 caí de um soton de três metros de altura e tive uma fratura exposta do Talus, fiz uma cirurgia e desde então estou em recuperação.Essa semana fui no médico e liberaram depois de dois meses, que eu caminhe com peso parcial, robofoot e muletas, porém meu pé tá mto duro e meu calcanhar não chega no chão e fico mto angustiada com isso, alguém superou uma situação assim??Isso é normal mesmo??

Anônimo disse...

Boa noite!

Fraturei o quinto metatarso pela segunda vez,só que agora do pé esquerdo muita sorte ne?
Já faz 23 dias com 15 dias tirei a tala,e o médico liberou o uso do dono flor,mas ainda estou sentindo muita dor,da outra vez que quebrei eu tirava o robofoot para dormir e não tive complicações meu pé ainda está inchado e a sola roxa ainda ,alguém sabe se tirar para dormir pode prejudicar na recuperação?? Espero que alguém consiga me ajudar pois só tenho retorno com médico 16/10

Anônimo disse...

Boa noite!

Fraturei o quinto metatarso pela segunda vez,só que agora do pé esquerdo muita sorte ne?
Já faz 23 dias com 15 dias tirei a tala,e o médico liberou o uso do robofoot,mas ainda estou sentindo muita dor,da outra vez que quebrei eu tirava o robofoot para dormir e não tive complicações meu pé ainda está inchado e a sola roxa ainda ,alguém sabe se tirar para dormir pode prejudicar na recuperação?? Espero que alguém consiga me ajudar pois só tenho retorno com médico 16/10

Unknown disse...

Sua fratura no 5° metatarso foi um trincado ou chegou a quebrar, quanto tempo de recuperação?

Anônimo disse...

Ooi, chegou a quebrar ou apenas trincou? Trincou meu 5° metatarso, muito mínimo, o médico disse que em 15 dias poderia tirar a tala, mas não sei se já vou poder andar. Horrível ficar assim nesse calor.

Unknown disse...

Boa noite, pessoal! Fui fazer um exame médico de rotina no dia 13/09 e na entrada do hospital virei o pé. Ouvi um estalo alto, o pé inchou na hora e fui socorrida por um funcionário do hospital. Fraturei o 5° metartaso. Após a radiografia já fui encaminhada para a sala de gesso e desde então estou de repouso absoluto. Estou usando muletas quando saio da cama para me alimentar ou ir ao banheiro. Investi em uma alimentação rica em nutrientes, estou consumindo bastante leite e seus derivados como fonte de cálcio; e estou tomando um suplemento vitamínico. Minha revisão será nesta 4af (depois de amanhã). Estou louca para tirar esse gesso e usar o robofoot. Desejem-me sorte!

Unknown disse...

Boa noite! Acredito que você está com má circulação sanguínea. Tente deixar o pé para o alto, acima da linha do seu coração. Estou engessada e fico o tempo todo com o pé para o alto (uso uma pilha de travesseiros), mas auando vou até a cozinha me alimentar (mesmo com muletas e sem por o pé no chão), sinto a coloração do meu pé ficar roxa. Basta voltar para a cama e colocar o pé para o alto e a coloração volta ao normal.
Tanto o meu médico, quanto o pessoal da sala de gesso, amigos que já passaram por essa situação e relatos na internet falam sobre a má circulação caso o pé fique a baixo da linha do coração. Espero tê-loajudado.

Unknown disse...

bom dia mim chamo fernanda no meu caso sofri um acidente e quebrou o meu pe e minha tibia tem dois meses ainda nao piso no chao a recupmeracao e muito lenta a minha pergunta e quanto tempo varia de ficar afastada do trabalho

Unknown disse...

Booa noite me chamo abigail, sofri um acidente de moto a 5 semanas e trinquei o calcaneo não foi preciso cerurgia o medico me recomendou ficar 6 semanas sem pisar mas eu ja começei a andar sem largar totalmente a carga e pareçe estar tudo bem so sinto algumas dores fracas as vezes sera qe estou fazendo errado pode piorar ?

Unknown disse...

Quebrei o tornozelo.escorreguei so que.o osso.ficou paralelo.nao.saiu.do lugar.enjessei quanto tempo.vou.ficar.com.o.jesso.tem 4.dias

Unknown disse...

Olá, sofri acidente de moto dia 02/04/2018 e quebrei o metatarso do 3 ao 5 e foram 5 fraturas, coloquei 4 pinos. Dia 25/07/2018 fiz a cirurgia pra retirar os pinos. Quanto tempo irei demorar pra voltar a andar? E vai doer muito?

Unknown disse...

Quebrei meus dois pés em um acidente foi o calcanio quanto tempo para melhorar

Unknown disse...

olá sou o Eduardo tenho 16 anos, quebrei o tornozelo no maleolo medial,coloquei só 2 parafusos, já faz 24 dias que eu fiz a cirugia, em quanto tempo eu posso voltar a andar, minha recuperação é rápida por causa da minha idade ???

Unknown disse...

O brother, bom dia, eu não sou médico cada caso é um caso, por exemplo.
Eu quebrei o metatarso inteiro. Coloquei 4 pinos e dia primeiro faz 5 meses. E eu comecei a andar semana passada. Ainda eutou com um pouco de dificuldade pq meu tornozelo incha muito e eu não consigo calçar o tênis.
Mas espero que sua recuperação seja mais rápido pq vc tem 16 anos.
Eu tenho 20 mas espero que a sua recuperação seja boa.
Mas será bom vc perguntar seu médico a respeito do seu pé. Ele poderá te responder melhor e mais claro.

Unknown disse...

O meu por exemplo colou com 3 meses e meio.

Unknown disse...

Quebrei o meu metatarso do pé do pé esquerdo está com 19 dias estou no gesso mas a primeira vez eu passei 5 dias no gesso e abertura no segunds raio x o médico falou que eu tinha de fazer uma cirurgia local time pois tinha aumentado mais a largura só que eu fui outro médico ele disse que eu passasse 30 dias de gesso normal

Unknown disse...

Fraturei o quinto metatarso, já fazem 50 dias que estou com gesso, e no último Rx o médico falou que não consolidou, será que vou ter que fazer cirurgia?

Unknown disse...

Torci o pé esquerdo e com isso quebrou a base do quinto metatarso. Isso no dia 21/7/18... Já estou chegando aos 60 dias c gesso e após tirar RX nesse dia 14/9 ainda vmos q não calcificou.Medico mandou ficar mais três semanas c gesso. Já estou desesperada de ficar pelo Inss. Qts dias após tirar gesso vou conseguir andar ? Alguém sabe ??? Bjs

Unknown disse...

Estou na msm situação sua. Há 55 dias c gesso e não consolidou. Pelo q fiquei sabendo cirurgia só faz no incio da fratura.

Unknown disse...

Boa tarde eu quebrei o kito do pé o local que apoiar pra andar quanto tempo pra eu me recuperar o osso colocar no local?

Cícero Persi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cícero Persi disse...

trinquei a tíbia perto do tornozelo, no dia parecia uma bola de tenis de tão inchado, o médico não operou e me indicou uma robofoot hj tá fazendo 33 dias, não sinto dor e nem tá inchado, porém, não tô pisando ainda pq ele disse que era no mínimo 45 dias p colar esse osso ainda faltam 12 pra eu começar a dar os primeiros passos... é aguardar p ver
obg

Unknown disse...

Em 17 de agosto de 2018 em um final de tarde na saida da porta da sala até o portão, resvalei andando e quebrei meu tornozelo esquerdo em duas partes, entre tala cinco semanas, medicações, ansiedades, cuidados, gesso bota; sem andar no piso, usando pouco o andador,sem ir para o chuveiro, sanitário, mantendo a higiene no quarto,me alimentando, dormindo, lendo, fechando o tempo do gesso no Sábado e pensativa de como será depois e eu espero dizer que não tem sido fácil se manter imobilizada, fico triste, choro e passa, sei que é uma luta!

Unknown disse...

Oi Monalisa quebrei o segundo metataso em agosto 2018 mais não consolidou mais não consigo andar direito precisa usar bota robocope

Unknown disse...

Eu Fraturei a base do 4 metatarso é o médico me receitou a bota por 30 dias.Tbem muletas pra não colocar o peso sobre o pé quebrado.Vou passar no meu médico de confiança dia 11 pra saber melhor.

Unknown disse...

No dia 13 de março estava fazendo exercícios virei o pé escutei o barulho dos ossos quebrando e desmaiei, quebrei o segundo, terceiro e quarto metatarsos, tive que fazer uma cirurgia que foi realizada no dia 20 de marco, na qual foram colocados fios. Estou desesperada porque não sei o quanto tempo ainda terei que esperar a consolidação desses ossos. Sempre fui muito ativa e ficar sem trabalhar e me exercitar me deixa completamente deprimida, enfim tenho retorno no dia 4 de abril e espero poder voltar a colocar pelo menos o calcanhar no chão. Gostei muito dos comentários é bom trocar experiências com pessoas que estão passando ou passaram pelo mesmo que nós.

Unknown disse...

Olá meu esposo quebrou o pé em três partes dos três últimos dedos e fazer um mês dia primeiro de julho mais o pé está inchado e com uns pequenos ematomas roxo queria saber se é normal ? E dia 16 agora ele passou em uma consulta com o ortopedista e o médico realizou a Rx e disse que o osso descolou um pouquinho será q é normal ??

Unknown disse...

oi bom dia amigo quebrei osso dafibular cera que ogesso cola osso