sábado, 13 de julho de 2013

Pé quebrado e direção não combinam!

Uma das minhas maiores ansiedades depois de ter fraturado o malélo medial, era de saber em quanto tempo eu poderia voltar a dirigir.
Se eu tivesse quebrado o pé esquerdo e meu carro fosse automático, não teria problema, porque daria pra dirigir com um pé só.
Quando a gente quebra o pé fica muito dependente, de muletas pra andar e de alguém pra levar você pros lugares que precisa ir. No meu caso, como ninguém mais dirige aqui em casa, eu fiquei refém dos taxis. Andar de táxi é oneroso demais, e a minha ansiedade aumentava a cada corrida que eu fazia. Na época do tálus eu não dirigia, então a minha preocupação era em quanto tempo eu iria poder andar de ônibus, rs. Uma pena, pois eu poderia ter uma idéia melhor pra poder passar pra vocês. Eu passei a andar de ônibus assim que me livrei das muletas, acho que deveria ser o mesmo prazo pra poder voltar a dirigir, se fosse o caso.
O tempo de recuperação estipulado para eu pisar pra essa fratura do maléolo havia sido de 45 dias. Com 30 dias, a inflamação tinha ido embora, mas o médico não me liberou pra dirigir pois, se por um acaso eu sentisse alguma dor, a reação seria de tirar o pé do pedal, o que aumentaria o risco de acidente. 
Com 45 dias não havia mais esse risco, porém a minha musculatura estava muito fraca. Eu não tinha força nem pra mexer o pé, quem dirá pra apertar um freio. A prazo para dirigir foi então estipulado em 8 semanas pós fratura.
E esse prazo de dois meses finalmente chegou! Muitos medos passaram por minha cabeça. Eu não sabia se ainda lembrava onde era acelerador e embreagem, se meu pé iria doer ao pisar forte, se a fraqueza muscular ainda existente iria interferir nas tomadas de decisões, enfim...
Mas daí eu descobrir que dirigir é que nem andar de bicicleta: não dá pra esquecer! Fui dirigindo pra fisioterapia, que é uma distância relativamente perto, e constatei que está sendo mais fácil dirigir do que voltar a andar normalmente. Todos os medos foram embora!
Agora, independente, é focar no pé pra me tornar ainda mais livre!
Boa recuperação à todos.  

12 comentários:

Aline - BA disse...

Oi Monalisa eu fraturei o maleolo lateral. Estou ansiosa p voltar a andar, tenho seis semanas de imobilizada sem por o pé no chão, o médico vai avaliar sábado se posso fzra fisio. Com qto tempo recuperou os movimentos e voltou a andar normalmente? Pelas minhas contas vc só voltou a dirigir depois de 3 meses? Vc é de Salvador? Quem é seu médico? N estou mto satisfeita c o meu q ê bom, mas n me dá mtos detalhes....

Aline - BA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Monalisa disse...

Oi, Aline! Sou de Salvador, sim. Eu comecei a fazer a fisio com 6 semanas de fratura e fui liberada pra dirigir com 8 semanas (2 meses). Eu estou com 9 semanas de fratura, andando sem muletas há 2 semanas e sem bota há uma semana. Não sinto dor, só limitações em alguns movimentos, o que me faz mancar, mas meu fisio disse que é normal. Meu médico é Dr. Marcelo Côrtes, ele atende no São Rafael e no Aliança, gosto muito dele. A fisioterapia faço na Qualivitta, na Garibaldi. Recomendo ;)Qualquer coisa, pode perguntar.

Aline - BA disse...

Muito obrigada! Me indicaram esse médico qdo fraturei, mas ele n atendia o meu plano. Eu gosto do meu, mas as vzs ele é calado demais... rs. Doida p voltar a vida normal! Bjs.

Monalisa disse...

Boa sorte, Aline! Já já vc estará pulando ;)

Unknown disse...

Oi Monalisa. Sofri um acidente de carro e quebrei o talus. Queria saber quanto tempo voce ficou sem poder pisar apos a cirurgia. O medico havia me falado de 4 a 6 meses, mas so passou um mes e eu nao aguento mais. Obrigada.

Unknown disse...

boa tarde, eu tive uma fratura bilateral de calcaneo e estou a uma mes imobilizado usando botas ortopedicas. O medico pediu que ue voltasse depois de dois meses. Espero que ele me autorize logo a andar e princialmente a dirigir. valeu pelo seu relato.

Anônimo disse...

Pessoal! Eu quebrei o tornozelo do pé esquerdo(Infra Sindesmal) o médico me recomendou inicialmente 30 dias ficar com imobilização (bota Robofoot e tomar uma cx de anti-inflamatório) para que depois do prazo, eu pudesse andar novamente. Eu tentei por o pé no chão e dá choques que segundo ele é normal, por causa da lesão. Mas que sensação ruim, o peso do meu corpo parece não suportar e fico com receio, parece que vai quebrar de novo. Ainda estou com hematomas , um pouquinho de inchaço e um pouco de dor, mas só quando eu tento mexer o pé...mas tenho certeza que volto andar logo esse final de semana, foi como um colega aí falou, é mais fácil voltar a dirigir do que andar rsrs.

Unknown disse...

Boa tarde.
Eu cai de 10m de altura e por um milagre estou aqui relatando. Quebrei meu pé em pedacinhos tive que fazer uma cirurgia de reconstrução osso a osso, estou a 1 mês e meio quase com gesso e sem pisar será que é preciso ficar 3 meses assim?

Unknown disse...

Quebrei meu pé num acidente de moto, como resultado meu pé ficou equino e caído, não consigo fazer a marcha pra cima e a médica disse que iria fazer uma artrodese pra realinhar a posição do pé. Alguém aqui fez essa cirurgia? Como é o pós operatório e tempo de recuperação? O pé fica totalmente sem movimento?

Lu Azevedo disse...

Quebrei meu tornozelo em um Acidente de moto.frturando o talo opitei por n fazer a sirurgia o médico disse q com o tempo cola.to com o gesso a dezoito dias.meus filhos voltou às aulas e tenho q dirigir .n sinto dor nenhuma , só um pouquinho de icomodo .mas q rápido passa. nem comentei com meu médico .ele mandou eu retornar com um mês e quinze dias.fui antes fazer um raio x pra ver se tá TD indo bem.e esta graças a Deus corre td bem.Ja é a segunda vez q dirijo.

Unknown disse...

Olá quebrei meu pé direito hein um acidente di moto os 2 ossos do peito do pé que ligam os dedos, fiz cirurgia no pé pra fazer ligamentos nos ossos, já faiz 45 dias após cirurgia, agora vou começar a usar a bota ortopédica, e fazer fisioterapia, será qui eu posso dirigir automóvel?