domingo, 30 de junho de 2013

Diagnósticos por imagem

Como eu havia prometido antes, vou falar um pouco sobre os métodos de diagnóstico por imagem quando se tem uma lesão no pé ou tornozelo. Eu não sou médica, nem especialista em radiologia, mas posso passar alguma idéia pra vocês.

Quando a gente lesiona o pé, a principal maneira de se analisar o problema, depois do exame clínico, é através dos diagnóticos por imagem.

Rx / Tomografia / Ressonância / Ultrassonografia

A depender da história que o paciente contar, se a suspeita de fratura for grande, o método de escolha é o rx. Ele é simples, relativamente barato e é disponível em qualquer clínica de ortopedia que se preze. O rx é como uma fotografia unidimensional, e é usada para a análise de tecidos duros, ou seja: lesões ósseas. Geralmente são pedidas várias incidências - com o pé em diferentes posições - para poder identificar melhor a extensão da fratura. Hoje em dia, com o rx digital, a visualização das linhas de fratura tornou-se mais nítida.

Quando se tem dúvida ou se quer analisar mais profundamente uma imagem de rx, pode ser pedida uma tomografia computadorizada. Ela também é mais específica para tecidos duros. É como se o órgão fosse radiografado externamente e internamente em camadas horizontais e verticais, fazendo com que, posteriormente seja permitida uma análise tridimensional da lesão. 

No caso de problemas nos tecidos moles, como visualizar ligamentos rompidos, tendões inflamados, bem como tumores e necrose óssea, estaria indicada a ressonância magnética. A imagem também é formada em cortes, como na tomografia.

A ultrassonografia também é indicada para avaliação de tecidos moles e articulações, mas seria uma indicação inicial, mais simples, como o rx.


Um comentário:

Daniele disse...

Oi nao sei se vc ainda esta respondendo as perguntas do blog ..hj faz 50 dias q quebrei o maleolo medial tirei o gesso em.casa ontem ou seja com 49 dias foi uma baita fratura mas o maleolo nao saiu do lugar pq fikei imovel totalmente imovel pq se saisse do lugar ia ser cirurgico .agora sem gesso nao consigo mexer o pé . ele nao vai pro lado esta enrigessido d+ ..enfim ...quanto tempo vc ficou pra poder pisar no chão dps da fratura do maleolo?