segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Salto Alto


- Dr. Vinícius? Eu vou poder usar salto alto?
O fisioterapeuta me olhou com uma cara de "Oxe, claro, porquê não?"
- É que um monte de gente que só torce o pé diz que não consegue usar, e talz...

O meu colega quebrado da maca ao lado diz:
- Olha só o que no que ela tá pensando, rapaz! Mulher é um caso sério, né? Usa uns saltos que eu não entendo pra quê tanta altura, e... blá blá blá wiskas sachê.

O fisio me explicou que existe uma lenda na ortopedia de que 'é muito mais fácil curar uma fratura do que um entorce'.

Na verdade o que acontece é que os pacientes que sofrem fratura são bem mais assíduos do que os que sofrem torção. Quando você fratura OU você faz fisioterapia OU você faz fisioterapia. Quem apenas torce o pé faz apenas três sessões e larga porque, afinal, está andando. Uma dorzinha aqui, outra alí, mas bobagem.
Os únicos que não são assim são os atletas, que sempre enfrentam uma fisioterapia intensiva.

3 comentários:

Cristal disse...

É... Eu ainda não fui fazer fisioterapia. Resultado: essa semana virei o pé denovo! Nada aconteceu, mas passou horas doendo horrores.

Larissa d'Eça disse...

Faz TODO sentido!

Nunca terminei de fazer uma fisioterapia por completo...

Priscilla disse...

Acho que depende do grau da entorse. O profissional deve estar falando de entorses leves, grau 1 ou 2. Eu lesionei 5 ligamentos em setembro (estamos em fevereiro) e só essa semana que o inchaço sumiu e a dor está indo embora. Já fiz mais de 50 sessões de fisioterapia e sem previsão de alta. O fisioterapeuta diz que ficarei boa mas o médico diz que como os ligamentos não cicatrizaram por completo (resultado da ressonância magnética), não vão cicatrizar mais porque virou crônico e agora preciso tomar colágeno pra sempre pq senão corro o risco de virar artrose.