sábado, 21 de novembro de 2009

Radiolucidez


- Dra, vou perder meu dente? - pergunta o meu paciente
- Imagina! Aqui basta fazer o canal, e colocar uma prótese e você cuidar direitinho dele depois. Não vai perder o dente não.

Tudo parece muito simples quando você é o profissional. Mas quando é o paciente, e ainda por cima da área de saúde você fica cheio de noias na cabeça.
Na terça-feira passada voltei ao hospital para tirar os pontos, fazer um Rx e colocar novamente a imobilização. Esperar o Rx ficar pronto me deixou angustiada.
- Senhora Monalisa! Pode entrar.
- [aimeudeus, a hora é agora - pensei]
O médico, com o Rx em mãos dissse:
- Monalisa, você caiu em um terreno desnivelado, não foi?
- Foi. [pronto que fraturas de pessoas que caem em terrenos desnivelados conferem o pior prognóstico - pensei com o coração batendo forte]
E de repente eu ví uma zona escurecida ao redor do parafuso na radiografia:
- [é necrose - pensei]
- Está muito boa a sua recuperação, viu? Prova de que você não está colocando os pés no chão e nem que entrou ladrão na sua casa novamente, rs.
- E essa zona radiolúcida aí?
O outro médico que estava analisando o exame com ele me olhou com cara de "como é que ela sabe que o nome é radiolúcido?"
- Onde?
- Alí, ao redor do parafuso!
- Aqui? Ah, isso é normal, corresponde à área de fratura.
- Mas vai condensar, né doutor?
- Vai sim! Daqui há quinze dias a gente tira outro Rx pra analisar a evolução.
- Ai, graças a Deus!

Quando a gente é paciente o medo de não ficar bom faz com que a gente ache que a natureza vai fazer uma verdadeira revolução dentro de nós, agindo contra todos os seus princípios.

3 comentários:

super lindinha disse...

Radiolúcido! Hummmm, tirou ondinha!

Camila Cazeta disse...

Oi tb sou dentista!!! Fraturei o quinto metatarso essa semana e nao posso ficar 40 dias sem trabalhar de jeito nenhum!!! Como vc fez qdo fraturou seu talus? Muito ruim essa situação !!!!

Monalisa disse...

Oi, Camila!
Um sufoco, hein?
Eu acabei indo trabalhar. Coloquei um banquinho na frente do mocho pra apoiar meu pé e fui!
Beijos.