quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A Raqui


Pense num dia tenso?
Passei o dia fazendo contagem regressiva.
Tomei um café da manhã que foi praticamente só um iogurte, e levei um jejum de oito horas sem a menor vontade de comer, só na expectativa.

A grande responsável pelo meu estado emocional de tensão foi a tal da Raquianestesia, que segundo a Wikipedia:

"Também chamada de anestesia intra-tecal e anestesia subaracnoídea, baseia-se na administração de anestésico local diretamente no líquor. Suas principais vantagens são início rápido de ação (curta latência, boa intensidade de bloqueio sensitivo e motor e possibilidade de analgesia pós-operatória prolongada."

Sempre ouví muitos terrores sobre essa técnica. Usada nas gestantes, todas elas dizem que dói bastante e que, por causa dela, você sentirá dor na coluna pro resto da vida.
A primeira coisa que fiz então foi perguntar ao anestesista se isso era verdade. O primeiro que tive acesso era um estagiário, e me respondeu toscamente que, a anestesia não me provocará dor para o resto da vida, mesmo porquê a função da anestesia é retirar a dor.
Hum???
Ok, entendi, aquela história toda não passa de um mito.

Outra coisa que me deixava tensa é que, como eu só seria anestesiada da cintura pra baixo, e permaneceria consciente, o meu maior medo era ficar ouvindo comentários da equipe médica. Como eu entendo um pouco sobre ossos, inervações, parafusos de titânio y otras cositas más; se eu entendesse que o meu caso virou pepino, seria pânico na certa.

4 comentários:

Sid disse...

Você fez um blog só para contar seus momentos no hospital? Que curioso! hehehe Ou pretende dar continuidade a ele depois?
Minha mãe também me falava dessa história aí de a anestesia deixar as costas doendo pro resto da vida, mas na faculdade nunca ouvi falar disso não, deve ser lenda mesmo.

Cristal disse...

Eu acho que esse tipo de anestesia era mais problemático na época que a gente nasceu... Não hoje.

CONEGESB - BA disse...

jogar basquete na cadeira de rodas sempredeixa agente preocupado

Larissa d'Eça disse...

velho, algo que meus professores sempre dizem: não confie na Wikipedia.

Outra, já tomei essa anestesia e nem é esses parangolés todos. A única coisa que me deixou desesperada foi ficar sem sentir as pernas por umas horas. Mas como já dito, são apenas algumas horas.